14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Índios abrigados próximos à rodoviária são retirados

teste
Local em que estava montado o acampamento
Por Leadro Zanotto jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

Uma ação conjunta desmontou o pequeno acampamento indígena construído próximo a Rodoviária de Erechim, na tarde desta sexta-feira (28).  O grupo indígena foi levado de ônibus para a reserva de Charrua. 

Ação ocorreu no mesmo dia em que uma reunião entre o Ministério Público Federal, Conselho Tutelar e o Procurador do Ministério Público Federal, além de representantes da FUNAI e Prefeitura Municipal, Secretária de Cidadania e de moradores vizinhos à ocupação, ocorreu para debater o assunto.

Na reunião em sua fala o procurador Carlos Eduardo Raddatz Cruz, destacou a situação de vida dos indígenas no local e o principal motivo explanado por eles para estar ali, que era a venda de artesanato, além de assegurar o direito dos mesmos de ir e vir.

De acordo com representantes do Conselho Tutelar,  a maior preocupação está com a situação das crianças, destacando o grande número denúncias, feito por moradores da região em que as crianças indígenas se arriscavam pedindo dinheiro nos semáforos próximos.

Segundo os indígenas a ocupação foi criada por que o grupo formado por cerca de dez famílias, veio para cidade para tentar vender artesanatos. 

A prefeitura se comprometeu a encontrar uma nova solução nos próximos dias e apresentar ao MPF, para que as famílias possam vender seu artesanato e pernoitar quando necessário.  

Publicidade

Blog dos Colunistas