No dia 9 de setembro, o juízo da 7º Vara Federal Criminal de Porto Alegre declarou extinta a punibilidade do Prefeito Paulo Polis em processo que tramitava naquele órgão judicial. Houve também o reconhecimento judicial do trânsito em julgado.
Com a decisão extinguem-se também todos as possíveis condenações acessórias, tais como, perda de direitos políticos ou perda de função/cargo público.
O processo em questão, relativo ao período que Polis trabalhava na Caixa, devido ao seu longo transcurso temporal, foi objeto de inferências e ilações em todos os pleitos eleitorais ao qual o prefeito esteve candidato.
Polis era gerente da Caixa, e na decisão anterior tinha sido condenado a 7 anos, três meses e 18 dias, em regime semiaberto, por supostos crimes ao sistema financeiro.
Os advogados Daniel Grossi e Fernando Bringhenti, que defenderam o prefeito, comemoraram a decisão, destacando que sempre houve a convicção de um desfecho positivo.