Na tarde desta quarta-feira, 7 de setembro, milhares de pessoas participaram de ato pela liberdade, pela pátria e pela família na Praça da Bandeira em Erechim. As pessoas vestiam verde e amarelo. Muitas bandeiras e bonés do presidente Jair Bolsonaro. Um guindaste, segurava uma enorme bandeira do Brasil.
Às 14 horas uma carreata saiu em frente do Colosso da Lagoa em direção ao centro da cidade, para se juntar às pessoas que esperavam.
O ponto alto do movimento, foi quando chegaram as máquinas agrícolas. As pessoas aplaudiram efusivamente. Um contraponto ao candidato a presidente Lula, que no debate da Band, desdenhou o agronegócio.
O início oficial do evento teve a execução do Hino Nacional. Após discurso dos organizadores, encerramento com o Hino do Rio Grande do Sul.
Em função do palco do Desfile de Sete de Setembro, ocorrido de manhã, estar sendo desmanchado, a aglomeração foi em frente ao Castelinho e no entorno da Praça.
Por ser período eleitoral, os candidatos presentes não se pronunciaram.