No ano que marca os 200 anos da Independência do Brasil, as comemorações do dia 7 de setembro terão forte caráter eleitoral. Os eventos acontecem a menos de um mês do primeiro turno das eleições e em meio a uma campanha presidencial acirrada.
As manifestações em Erechim estão programadas para a parte da tarde, já que de manhã tem o Desfile Cívico. Os organizadores solicitam que todos vistam verde e amarelo. Às 14 horas terá uma carreata saindo em frente ao Colosso da Lagoa, em direção à Praça da Bandeira. Os atos foi um chamamento do presidente Jair Bolsonaro e estarão espalhados por todo o Brasil.