Falta menos de um mês para as eleições gerais. E a região Alto Uruguai mais uma vez caminha pela mesma estrada de sempre. Boa parte dos políticos irão apoiar candidatos de fora da região. Isso que temos opções de todas as correntes partidárias nesse ano. São nove candidato a deputado federal e 12 para deputado estadual.
Peregrinação de gabinete em gabinete
E como já escrevi várias vezes, continuamos “aplaudindo migalhas” e seremos ‘eternos mendigos de paletó’, indo para Brasília, peregrinando de gabinete em gabinete para ver se sobra uma beirinha para nós. E quando vem, só falta levantar uma estátua para o parlamentar benévolo, que irá cobrar o apoio posterior nas eleições. E não é culpa dos parlamentares, e sim do pensamento regional. Eles trabalham com o sistema eleitoral vigente, que beneficia que tem mandato.
Estamos longe de mudar...
Estamos longe de mudar o “modus operandi político’, de Erechim e do Alto Uruguai. A metade dos votos, de eleição em eleição, são ofertados para candidatos de fora, muito sem nenhuma identidade conosco.
Descer do muro
As entidades representativas e empresários tem que descer do muro e se posicionar favorável às candidaturas regionais. Precisamos estar todos juntos com a região. Se quisermos um deputado (s) para chamar de nosso representante, é preciso ajudar com estrutura, pernas, adesivos, bandeiras, sair da toca e assumir candidaturas.
O poder de barganha dos que tem mandato
Hoje, na região, já existe um comprometimento de prefeitos, vereadores, cabos eleitorais, com nomes de fora e de vários partidos, isso por conta das emendas, numa devolução de favores. Tem candidaturas locais, com dificuldades de entrar nos municípios da região. Mas Erechim, tem sua culpa ao longo da história, e uma hora terá que fazer ‘mea culpa’.
Mudança de mentalidade
O modelo político nos coloca de joelhos, nos deixando a mercê das leis eleitorais. Para se ter uma mudança, cabe a população ter o entendimento da importância de termos nossos representantes. Não esperem isso, dos dirigentes partidários.