Na sexta-feira, 26, o candidato ao governo do RS, Onyx Lorenzoni (PL), participou de evento promovido pela Accie e o Coder, no Pólo de Cultura.
Antes da sua explanação, recebeu das mãos do presidente da Accie, Fábio Vendruscolo, do presidente do Conselho Deliberativo da Accie, Claudionor Mores, e do presidente do Coder, Mário Cavaletti, um ofício assinado por 18 entidades, com reivindicações de Erechim e do Alto Uruguai, em vários segmentos: Accie, Accie Jovem, Associação dos Contabilistas de Erechim, Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, CREDENOR, IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, OAB, Observatório Social do Brasil, SEAE, SEBRAE, Sindicato Rural, Sicredi Uniestados; Sindilojas, Sindivest, Sinduscon, Unimed, Unindústria e URI.
Temas essenciais para o desenvolvimento
A carta, elenca temas estruturantes da região como segue: Apoio a ligação até a malha ferroviária nacional; apoio a ampliação do Aeroporto e liberação junto a ANAC; ligação asfáltica das regiões NORTE, Nordeste e Produção do RS; implantação de uma Escola Cívico Militar; agilização em Reformas Administrativa, Trabalhista e Tributária; apoio ao asfaltamento da BR 153 Erechim – Passo Fundo (Transbrasiliana) e implantação do novo presídio regional.
Bate em Leite, sem citar o nome
Em sua fala, Onyx falou de algumas dessas reivindicações e que está buscando informações sobre a situação do RS. Em vários momentos, bateu em Eduardo Leite (PSDB), que também concorre ao governo, sem citar o nome. Para ele, é vendida uma imagem que não reflete como está o Estado atualmente. Com as pesquisas mostrando que os dois estão na frente, é normal que essa discussão se acirre conforme a data de eleição se aproxime.
“O Alto Uruguai precisa ser reconectado ao RS”
Para Onyx o “Alto Uruguai precisa ser reconectado ao RS”. Segundo o candidato, é preciso rever o modelo de privatização da Corsan, afirma que não irá privatizar o Banrisul e é momento de reavaliar como é feita a gestão do IPE.