Na sessão desta segunda-feira (22) o vereador Claudemir de Araújo, trouxe ao plenário, sua preocupação pela manutenção das atividades oferecidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Erechim, que englobam as áreas educacional, assistencial e de saúde.
De acordo com o parlamentar, após visitar a instituição e conversar com sua direção, foi informado que a APAE está apresentando um déficit mensal que gira em torno de R$ 90 mil. “A associação atende 355 pessoas das mais variadas idades, sendo aproximadamente 70% dos usuários aqui do município de Erechim. Para os colegas terem uma ideia, somente em transporte são gastos mensalmente R$ 40 mil, outros R$ 210 mil são destinados para cobrir as despesas com pessoal. Isso sem falarmos nos demais gastos entre eles alimentação, aquisição de produtos e materiais, bem como manutenção da estrutura”.
Aproveitando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Araújo pediu o engajamento de todos para evitar o fechamento da instituição que presta um excelente serviço a comunidade de Erechim. “Municípios da região conseguem repassar recursos para a entidade de forma legal através de convênio, onde pagam por vaga algo em torno de R$ 790,00. Estamos pedindo ao Governo Municipal que tende viabilizar o repasse de recursos para a APAE através de convênio semelhante. Além disso, que sejam liberados o quanto antes os recursos encaminhados através de emenda impositiva dos vereadores para a APAE. Também pedimos a esta Casa que estude uma forma de repassar parte das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores, deste ano, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Erechim”.