14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Colaboradores e docentes participam de treinamento

Curso de orientação sobre prevenção e combate a incêndio foi ministrado por técnicos de Segurança no Trabalho no Colégio Franciscano São José

teste
Segurança
Por Assessoria de Imprensa
Foto Assessoria de Imprensa

Curso de orientação sobre prevenção e combate a incêndio foi ministrado por técnicos de Segurança no Trabalho no Colégio Franciscano São José

Colaboradores e docentes do Colégio Franciscano São José participaram de mais um TPCI – Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio. O curso, realizado no dia 18 de julho, foi ministrado pelos técnicos de Segurança no Trabalho, Nilton Cesar Cades e Rogério Pompermaier da Silva, da RW Engenharia.

O treinamento é regido pela Resolução Técnica No 014/BM - CCB/2009 do Comando do Corpo de Bombeiros e a pauta inclui legislação pertinente, teoria e propagação do fogo, classes de incêndio, métodos de extinção e agentes extintores, equipamentos de combate e detecção de incêndio, alarme e comunicação, atendimento pré-hospitalar (teórico-prático), procedimento de Reanimação Cardio-Pulmonar, Obstrução de Vias Áreas por Corpos Estranhos e exercício prático de combate a incêndio com uso de extintor. Também foi realizado simulado prático de desocupação de área.

Os técnicos de Segurança no Trabalho questionaram os participantes sobre os riscos que o ambiente escolar oferece neste contexto e com base neles repassaram informações de como usar o que a estrutura do Colégio dispõe num momento de emergência. “Queda de escada, desmaio, lesões capilares, convulsões, engasgues, batida na cabeça, choque, foram algumas das situações citadas mais comuns no ambiente escolar, por isso trabalhamos as questões no item atendimento pré-hospitalar, ressaltando que omissão de socorro pode ser considerado crime culposo ou doloso, dependendo da situação. São dados básicos relacionados à prevenção e combate a incêndio, que inclui parte teórica e um exercício prático e, também, a parte de Primeiros Socorros com prática”, explicaPompermaier. 

Já o objetivo da parte prática, que envolveu desde como manusear o extintor, tirar o lacre e o pino, como direcionar o extintor até o local do incêndio e qual a classe adequada,segundo Cades, foi dar noções básicas para leigos agirem no momento que for preciso até a chegada de profissionais. “Como se trata de um Colégio a melhor forma de evitar risco de incêndio é a prevenção, que passa pela manutenção da parte elétrica, extintores em dia, conservados e desobstruídos e pessoal treinado. Em caso de incêndio o principal ato é a desocupação e por isso também fizemos um simulado prático para orientar como conduzir esse momento, sem pânico”, enfatiza. 

Publicidade

Blog dos Colunistas