Membro da Liga há mais de 15 anos, seu nome foi indicado e aprovado por unanimidade para receber a homenagem pelo histórico de serviços dedicados à comunidade regional
A Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim lançou a quinta edição do concurso cultural entre as escolas da cidade para comemorar a Semana da Pátria 2016. Em nível nacional o tema é “Centenário da Liga da Defesa Nacional”. Em nível estadual, o tema é “Um século de Civismo”, permitindo conhecer como cada um vê o civismo no Brasil. “Ao entender e unir os pontos comuns estaremos facilitando a construção de uma sociedade mais livre, informada, sinérgica e conhecedora, onde a democracia do conhecimento seja uma realidade para todos a partir da inclusão”, assegura o presidente da LDN-Núcleo de Erechim, capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Bauer. Destaca-se, ainda, em nível estadual o Centenário da Academia de Polícia da Brigada Militar e o Cinquentenário de Cachoeirinha.
Já em nível municipal, o tema é “Erechim, cidade inclusiva, por Miguel Gotler”. “A decisão de homenageá-lo vem ao encontro dos temas nacional e estadual, uma vez que ele tem um histórico de trabalho dedicado à comunidade de Erechim e região e é membro da LDN-Núcleo de Erechim há mais de 15 anos”, argumentou capitão Bauer.
A iniciativa visa promover e divulgaras ações da Liga entre os estudantes dos Anos Iniciais e Finais das escolas da rede pública e privada de Erechim. Bauer enfatizou a importância da participação dos alunos no concurso, definindo a iniciativa como uma gota de água no oceano do civismo e cidadania. “As crianças são o futuro da nossa Nação é nelas e por meio delas que podemos plantar a semente dos valores cívicos e morais e promovendo a inclusão”, justificou.
O homenageado
Natural de Carazinho, Miguel Gotler, 82 anos, é casado com Paulina Roismann Gotler, pai de Mauro, Cassia, Sônia, André e Luciana. Tem sete netos e dois bisnetos.
Foi empresário do ramo de comércio de calçados e confecções, sendo diretor da M. Gotler & Cia Ltda. de 1962 a 1998. Durante esse período exerceu diversas atividades paralelas, tanto em órgãos municipais, quanto em entidades de prestação de serviços à comunidade.
De 1959 a 1970 foi diretor do Departamento de Futebol do Ypiranga Futebol Clube. Também foi vereador pelo MDB por dois mandatos (1968/1972 e 1973/1976), sendo líder da bancada, quando da votação do projeto para compra do prédio para instalação da extensão do Centro Universitário de Passo Fundo, atualmente URI Erechim.
Intermediou a construção do Núcleo do Sesi Erechim e foi vice-presidente do CMD – Conselho Municipal de Desportos de Erechim entre 1968 e 1976, ocasião em que participou da promoção dos Jogos Intermunicipais do RS, da vinda da seleção Uruguaia de voleibol, que jogou com a seleção gaúcha em 1972. Nesta época idealizou e intermediou a vinda da TV Alto Uruguai, atual RBS TV Erechim, tendo sido o primeiro apresentador de esportes da emissora de 1972 e 1974.
Até 1980 foi Delegado Especial da Federação Gaúcha de Futebol. Fundador, foi presidente do Comtran – Conselho Municipal de Trânsito de Erechim de 1978 a 1986, e segue como seu conselheiro. Intermediou a vinda de técnicos do GEIPOT para fazer o projeto do sistema viário de Erechim.
Sócio fundador, presidiu o Lions Clube Erechim Cinquentenário nos anos de 1982 e 1986. Também participou da comissão para agilização do asfaltamento da BR 153 e da construção da ponte sobre o Rio Uruguai junto a outras lideranças da comunidade, entre elas o então presidente da Accie, Romeu Madalozzo.
Fundador do Consepro – Conselho Pró-Segurança Pública de Erechim em 1988, é seu atual presidente desde o ano de 1992. Entre outras conquistas, nesta atividade, destaca a informatização da Delegacia de Polícia e de Trânsito de Erechim, a instalação da 2ª Delegacia de Polícia de Erechim, a inserção do Posto de Identificação e de emissão de Carteiras de Identidade em Erechim, atendendo a 38 municípios da região, sendo que os equipamentos foram todos adquiridos pelo Consepro, assim como a contratação de funcionários (três no Posto de Identificação e 1 no Posto Médio Legal); a informatização e implantação do Centro de Operações da Brigada Militar com a construção da sala de instrução e estudo, e a implantação da Central de Comunicações, além da construção do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura e o Rotary Clube no Bairro Três Vendas.
Foi Patrono da Semana do Trânsito de Erechim em 2014, tendo sido escolhido por unanimidade pelos membros do Comtran. É membro da LDN – Núcleo de Erechim há mais de 15 anos.
“Erechim, cidade inclusiva, por Miguel Gotler” é o tema do V Concurso Cultural
Poderão participar do concurso estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I de todas as escolas de Erechim. O concurso está dividido nas modalidades Educação Infantil – Desenho (Pré B) 5 anos, Ensino Fundamental I (1º ano) – Desenho, Ensino Fundamental I (2º ano) – Desenho e Ensino Fundamental I (3º ano) – Acróstico, todos baseados na temática “Erechim, cidade inclusiva, por Miguel Gotler”.
Além de inédito, o trabalho terá de ser apresentado em papel branco (formato A4), contendo, no seu verso,título da obra, nome e idade do autor, endereço, telefone para contato, nome da escola e ano que frequenta. As escolas têm até o dia 5 de agosto para inscrever os trabalhos por meio dos e-mails anelise.bianchi@erechim.rs.gov.br e katia-rossi@seduc.rs.gov.br, mediante preenchimento ficha anexa ao regulamento.
Cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho e cada escola deverá selecionar até 10 (dez) trabalhos por modalidade, que deverão ser entregues no período de 6 a 19 de agosto. O envelope novo (branco ou pardo) com os trabalhos de cada escola deverá ser enviado para a Secretaria Municipal de Educação/Liga da Defesa Nacional – A/C de Anelise Fátima Bianchi.
A Comissão Julgadora se reunirá dia 25 de agosto para selecionar e divulgar o resultado final, observando os critérios de técnica, originalidade e criatividade. Os três melhores de cada modalidade serão premiados com troféu e os classificados do 4º ao 6º lugar de cada categoria receberão “Menção Honrosa” como certificado de participação. A premiação será realizada no dia 1º de setembro, às 9 horas, na Abertura da Semana da Pátria, junto à Praça da Bandeira.
Fogo Simbólico chega dia 18 de agosto
A chegada do Fogo Simbólico acontece no dia 18 de agosto, às 15 horas, na sede do 13 BPM – Batalhão de Polícia Militar, marcando o início das comemorações alusivas ao Dia da Pátria.