14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Videomonitoramento: Sistema deve voltar a operar em Erechim

Previsão é que os cinco pontos com câmeras fixas estarão liberadas para monitoramento de espaços públicos a partir deste fim de semana

teste
Câmera já instalada entre as Avenidas Maurício Cardoso e Torres Gonçalves
IMG_9475.JPG
IMG_9490.JPG
IMG_9500.JPG
13730564_221198081608558_57286096_o.jpg
Por Leadro Zanotto jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

Previsão é que os cinco pontos com câmeras fixas estarão liberadas para monitoramento de espaços públicos a partir deste fim de semana 

O novo sistema de videomonitoramento das ruas de Erechim deve entrar em operação neste final desta semana. A previsão é da Expark, empresa concessionária do serviço de estacionamento rotativo que ao vencer a licitação do serviço, assumiu a responsabilidade pela instalação e manutenção dis equipamentos.

 

Segundo o coordenador geral da prestadora de serviço, Edivar Ficagna, cinco locais devem receber as câmeras. "Estes pontos serão a Praça da Bandeira, Praça Boleslau Skorupski (Praça do Tanque), esquina das Ruas Torres Gonçalves com Mauricio Cardoso, Avenida Sete de Setembro (frente a URI) e uma na Avenida José Oscar Salazar, no Bairro Três Vendas", explica.

 

 

 

Para o diretor da Agência Reguladora (AGER), Juarez Sandri, responsável pela fiscalização da prestação do serviço contratado pelo município junto à empresa, a instalação do sistema de videomonitoramento já estava prevista e, apesar do atraso em cumprir a obrigação, a prestadora vem fazendo a instalação. "A previsão é que seja instalada uma câmera para cada 100 vagas do estacionamento, com  câmeras já serão cobertos uma boa parte desta área prevista", explica.

Referente ao modelo do sistema escolhido, em que quatro câmeras são instaladas, apontando para pontos específicos, diferente do sistema antigo em que era apenas uma câmera que girava 360°, Sandri explica que o contrato não informava um modelo específico a ser seguido para as câmeras. "Este modelo que esta sendo implantado passou por uma avaliação pelo gestor do contrato que é a prefeitura e foi aprovado. Penso que é um excelente sistema, pois poderá abranger de forma abrangente uma grande área e de forma fixa", destaca. 

Segundo o Secretário Segurança Pública do município, Rafael Testa, as câmeras devem servir para auxiliar no serviço de proteção de comunidade e também para fiscalização do sistema de estacionamento rotativo. "Vamos aguardar que o sistema esteja pronto e disponível para poder informar melhor, mas no geral a base dele é a já do antigo sistema de videomonitoramento que deve auxiliar o trabalho das autoridades de segurança" destacou. 

 

Todas as imagens geradas serão enviadas para uma sala no quartel do 13°Batalhão da Polícia Militar em Erechim, local onde serão monitoras e gravadas. Segundo capitão Maurício Paraboni Detoni, responsável pelo patrulhamento ostensivo de Erechim, a Brigada Militar já está pronta para receber o sistema, pois todo o equipamento e local do antigo sistema continuam disponíveis. "O poder público irá disponibilizar o sistema e caberá a Brigada Militar, utilizar este equipamento. Serão convocados soldados da reserva para fazer este trabalho que acreditamos ser de estrema importância", finalizou oficial.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas