14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Bombeiros brasileiros: heróis de todas as horas

teste
Divulgação
Por Da Redação
Foto Divulgação

Dois de julho é uma data que representa aos bombeiros o resgate de lembranças e celebração de conquistas tais como a autonomia na pasta de Segurança Pública do Estado

O Corpo de Bombeiros surgiu no Brasil 1856, por um decreto do imperador Dom João II. Após mais de um século no dia 02 de abril 1954 o então presidente da república, Getúlio Vargas, discursou a nação para lembra dos soldados que perderam suas vidas para salvar outras em incêndios e desastres naturais. Através de um decreto, o presidente estabeleceu que esta data seria considerada o "Dia do Bombeiro Brasileiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndio".
Os dois livros de quase um metro de comprimento, disponíveis na sala da administração do 2° Sub Grupamento de Combate a Incêndio de Erechim, cuja sede está localizada na área central, registram uma história de glórias da corporação, que há 48 anos recebeu a missão de proteger a comunidade da região Norte que sofria com grandes incêndios no final da década de 60.
Criado no dia 23 de dezembro de 1967, o Sub Grupamento integra o 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros (CRB) que tem sede em Passo Fundo. Na corporação de Erechim, 34 homens se revezam em um período de 24 horas, em equipes de cinco pessoas, que auxiliam no combate a incêndio e no serviço móvel de resgate em emergências.
Atualmente a equipe também presta apoio às seções de combate a incêndio de Getúlio Vargas, Nonoai, Lagoa Vermelha e Guaporé.

Expectativa de mais autonomia
Segundo o major Alexandre Pires Bittencourt, comandante da 2° companhia do Corpo de Bombeiros, para 2017, ano do cinquentenário da corporação, estão previstas diversas atividades. "Este ano também é especial para a corporação, pois a partir deste fim de semana o Corpo de Bombeiros passa a ter maior autonomia na pasta de Segurança Pública do Estado, deixando de ser um órgão da Brigada Militar, para poder trabalhar de uma melhor forma", explica.
Conforme o major, o processo de transferência iniciado em 2014, encerra-se neste sábado (2), momento que haverá uma cerimônia de rito de passagem da administração do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar para a instituição autônoma.
Contudo, apesar desta passagem, oficialmente o processo necessita da aprovação de três leis, as quais foram encaminhadas na sexta-feira (1º), pelo governo para a Assembleia Legislativa. "Estas leis são: a organização básica, fixação do efetivo e a tramitação deste efetivo existente da BM para os Bombeiros" comenta.

Bombeiros Voluntários
A missão de ser bombeiro nem sempre aconteceu apenas para aqueles que conseguiram ingressar na Brigada Militar. É o caso dos bombeiros de Campinas do Sul e São Valentim, que com equipes formadas por voluntários, fazem muitas vezes o primeiro auxílio ao combate das chamas, além de salvar vidas e ajudar no resgate de vítimas.
A equipe de colaboradores de Campinas do Sul comemorou em março, 25 anos de serviços prestados. Já a história dos bombeiros voluntários de São Valentim, começa a ser escrita com a ajuda da comunidade. Com três anos, os 34 voluntários se uniram para recuperar caminhões para o trabalho de suporte no combate a incêndios e conquistaram uma ambulância para atuar no resgate de vítimas principalmente na ERS 470.

Sonho de criança
A expressão de curiosidade misturada com a de surpresa, foi o mesma entre os alunos de escolas públicas e privadas que em todo o Estado visitaram nesta semana os quartéis do Corpo de Bombeiros para conhecer um pouco do trabalho destes profissionais.
O passeio, que para muitos não vai sair da memória e até mesmo "plantou a semente" de uma futura profissão, faz parte da programação da Semana de Prevenção Contra Incêndios, em que os alunos recebem explicações sobre a importância do trabalho feito pelos Bombeiros. Em Erechim, além de poder vestir a roupa de bombeiro, as crianças e adolescentes, no final do passeio, puderam dar uma volta no caminhão do Corpo de Bombeiros com a sirene ligada.

Importância do bombeiro para comunidade
O presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Erechim, Miguel Gootler, lembrou emocionado da importância do trabalho dos bombeiros para a comunidade. "É um trabalho fantástico feito por estes profissionais que doam o seu melhor para que a comunidade possa estar tranquila e segura" ressaltou.
Gootler lembrou que em 1996, através de uma parceria entre Consepro e Corpo de Bombeiros, surgiu o projeto "Anjos de Resgate", que atualmente tem o papel fundamental de auxiliar no salvamento de vidas e dispõe de duas ambulâncias. "Restauramos uma caminhonete e com ajuda da URI treinamos os soldados com um curso de enfermagem na época. Hoje este profissionais fazem um trabalho exemplar e nota dez, que sem dúvida é fundamental no trabalho de salvar vidas diariamente", destacou.

Profissional com atos de herói
Em 2016 uma história marcou a comunidade de Erechim e mostrou a importância deste profissional em salvar vidas. O soldado Diego Jorosczniski, que por telefone, salvou a pequena Sophia de dez dias. A avó da criança Cleunice Capellesso, lembrou do dia: "Ele foi um anjo, enquanto falava, fazíamos o que ele dizia e no final deu tudo certo, quando a ambulância chegou ela estava bem, só tenho a dizer para ele que Deus o abençoe assim como todos o grupo de bombeiros", ressaltou.

A experiência
Com 27 anos de corporação e aos 50 anos de idade, o sargento Zigomar Boeira, como gosta de ser chamado, já esteve à frente de diversas missões. Para ele o que mais chama atenção no dia a dia de trabalho, é o amor pela profissão que tem como a principal missão ajudar o próximo. Sendo um dos bombeiros mais experientes no quartel, ele cita que entre as missões que mais marcaram sua vida, aconteceu no dia 22 de setembro de 2014, quando auxiliou no resgate de crianças, em um acidente com ônibus escolar na Barragem da Corsan de Erechim. O fato vitimou 17 pessoas e feriu outras 16. "Eu estava iniciando o turno de trabalho naquele dia, liguei o rádio do carro e ouvi sobre o acidente. Diante disso não pensei muito e já fui para o local", lembra.
Ao lado dele o soldado Junir Scesny, de 30 anos, está há nove anos na corporação. Ele lembra que ser bombeiro foi o sonho de infância que se tornou realidade. "Toda criança quer andar no caminhão, vestir aquela roupa. Eu fiz meu sonho se tornar realidade", comenta.
Bombeiro experiente, ele comenta que o que mais marca esta profissão são os resgates de muitas vítimas que posteriormente vão até o quartel para agradecer. "Não tem dinheiro que pague, um abraço ou muito obrigado ou até mesmo aquele olhar de gratidão", destaca. Ele lembra que em sua carreira como bombeiro, muitos fatos são marcantes entre eles o incêndio em uma indústria de pneus no dia 23 de julho de 2013. "Foram muitos dias de trabalho, o cansaço chegou, mas cumprimos a missão até o final", destaca.


Confira algumas dicas de prevenção

Fogão à gás
Ao sentir cheiro de gás, não acenda as luzes. Abra imediatamente todas as portas e janelas para ventilar o ambiente e procure o local do vazamento, passando espuma de sabão. Nunca procure vazamentos com fósforo.

Instalações elétricas
Não sobrecarregue a rede elétrica com eletrodomésticos.
Revise-a periodicamente para mantê-la em perfeito estado.

Cigarro
Não jogue pontas de cigarro ou fósforos no assoalho, cestos de papéis, jardins ou pela janela e também quando estiver viajando de carro. Evite fumar na cama antes de dormir.

Crianças
Crianças não devem brincar com fósforos, líquidos inflamáveis, velas ou outros objetos que possam provocar fogo.

Ferro Elétrico
Sempre desligue o ferro elétrico ao afastar-se do local onde estiver passando roupas.



* Colaborou para esta matéria: Leandro Zanotto.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas