O Bom Dia Entrevista recebeu, programa da TV Bom Dia, o prefeito de Severiano de Almeida, Milto Vendruscolo, na quarta-feira (18), para falar sobre obras de infraestrutura no município e, também, na região Alto Uruguai.
Incialmente, o prefeito agradeceu o trabalho realizado pelo Bom Dia, que sempre lutou por mais obras na região e investimentos nesta área. “O trabalho que vocês fazem, a pressão, no bom sentido, é para que certamente a região Alto Uruguai seja tratada da mesma forma que outras regiões do Estado”, disse.
Ele observa que há muitos anos se vem trabalhando, lutando, por pautas essenciais, como o asfalto. “É uma necessidade urgente, não se admite mais isso, de 32 municípios tínhamos 11 sem acesso asfáltico. Ainda são 10”, disse.
Sinônimo de saúde e desenvolvimento
“O asfalto é importantíssimo, é sinônimo de desenvolvimento, saúde. Imagina colocar um paciente doente numa ambulância e ter que circular vários quilômetros numa estrada de chão, que, às vezes, não é tão bem conservada. Ele vai acabar ficando mais doente do que está. Essa é uma necessidade urgente da nossa região. É preciso batalhar muito por essas ligações asfálticas que ainda faltam”, afirma
Unidade do DAER
Segundo o prefeito Milto, se está batalhando muito para que o DAER não saia de Erechim. “Esse é um dos temas que abordamos com o presidente do Daer, Luciano Faustino, quando estivemos em Porto Alegre, na sexta-feira (13), juntamente com o presidente da Amau, Paulo Polis, e cobramos que fique uma unidade do DAER na região. Sabemos que a parte burocrática é grande, não somente a busca por recursos, então, é interessante que permaneça uma unidade aqui”, disse.
Duplicação da ponte
Milto explica que a duplicação da ponte na ERS 426, juntamente com a ligação asfáltica entre Severiano de Almeida e Mariano Moro, houve empenho de muitos prefeitos, vereadores e deputados. “Quando chegamos na administração municipal, em 2017, foi um dos primeiros projetos que buscamos elaborar. Fomos até o Daer que nos informou que teríamos que ter o projeto em mãos, procuramos um engenheiro de carreira, Renato Garcia, aposentado do Daer que fez o trabalho para nós. O município pediu autorização para Câmara de Vereadores e elaboramos o projeto”, disse.
O prefeito explica que Erechim também está fazendo o projeto com o mesmo engenheiro, para duplicar a ponte sobre o rio Tigre, na saída de Erechim para Áurea, que também tem uma via só. “Com o fluxo que se tem hoje não se admite mais uma ponte com uma via só, que já causou vários acidentes”, disse.
“Essa ponte já era para estar pronta em 2019. Conseguimos manter alguns reequilíbrios financeiros, a Traçado foi a vencedora da licitação, e vai entrar com o reequilíbrio financeiro, que será concedido, e na semana que vem estaremos em Porto Alegre para assinar o contrato do Estado com a Traçado para executar a obra. Acredito que na virada do ano, início do ano que vem, será concluída”, disse.
Ligação intermunicipal
O prefeito comenta que as obras de pavimentação asfáltica do trecho de 3,9 quilômetros entre Severiano de Almeida e Mariano Moro também estão previstas para ocorrer, em 2022, na ERS 426. Ele explica que o local já está em fase bem adiantado. “E também era para estar concluído”, afirma.
“Essa é a afirmação, a nível de estado, que entre Severiano de Almeida a Mariano Moro seria a terceira obra. Mas estão com problemas de licitação na obra de Ponte Preta, que é a primeira obra, se não me falha a memória vai para o quarto processo licitatório. A nossa obra está com as licenças atualizadas, está sendo feita pesquisa para corrigir as tabelas, já que tudo subiu”, disse.
Finalmente
Milto gradece os investimentos já que, finalmente, a região está sendo vista para se desenvolver como outros locais. “Sempre cobrei que todos os municípios tenham a mesma valorização, e que sejam feitos esses asfaltos, porque é uma necessidade para escoar a produção agrícola, saúde, turismo, para tudo, não dá mais para os municípios ficar sem ligação asfáltica nos dias de hoje”, afirma. E, acrescenta, “agora é preciso agilizar a burocracia, porque nos afirmam que recursos o governo tem para investir”.
Aeroporto
O prefeito acrescenta que outro ponto importante da infraestrutura do Alto Uruguai é a volta dos voos no aeroporto de Erechim.
O que falta?
Segundo o presidente da Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, a região ainda tem 10 municípios sem acesso asfáltico. “Sendo que seis foram anunciados no Avançar-RS. São eles Benjamin Constant do Sul, Centenário, Cruzaltense, Mariano Moro, Ponte Preta e por convênio Barra do Rio Azul”, afirma. E, acrescenta, “ficará pendente ainda sem anúncio, Entre Rios do Sul, Faxinalzinho, Itatiba do Sul e Quatro Irmãos”.