14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Estrada da Morte: Duas pessoas morreram neste fim de semana na ERS 477

Mortes ocorreram no final da tarde e noite de sábado (25)

teste
Duas mortes ocorreram em poucas horas de diferença
Por Leadro Zanotto jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

O fim de semana foi de trânsito violento na região do Alto Uruguai gaúcho. O destaque ficou para ERS 477, que liga Erechim a Áurea, estrada que foram registradas as duas vítimas fatais, durante a tarde e noite do último sábado (25). 

Segundo o sargento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Sandro Lazarin, as causas dos acidentes no trecho ainda serão investigadas pela Polícia Civil. Dois fatores podem apresentar contribuição em muitas tragédias, como as registradas neste fim de semana na rodovia. "A primeira seria a imprudência dos motoristas em dirigir em alta velocidade no trecho que apresenta muitas curvas sinuosas e a segunda seria a falta de sinalização e condições da pista. Isso da possibilidade do motorista dependendo do veículo poder ir de 80 a 110 km/h, como velocidade máxima", explica o patrulheiro. 

Muitos moradores da região em que ocorreu o acidente, que construíram suas casas próximas à rodovia, reclamam da falta de segurança no trecho que para eles foi esquecido pelo Estado. "Já ocorreram muitos acidentes aqui pela imprudência da velocidade, em 2014, fizemos um protesto, mas nada foi resolvido", relatou Ângela Castanhare, que reside próximo à rodovia há 10 anos. 

Vítimas

O caminhoneiro Édilson Luiz Tártari (51), que foi sepultado na manhã de domingo (26) no Cemitério Jardim Eterno no Parque dos Ervais, em Erechim, foi à primeira vítima. Tártari conduzia um veículo modelo Astra prata, que por volta das 15h, de sábado seguia pela ERS 477, em direção à comunidade de Rio Toldo, quando perdeu o controle do carro e capotou, caindo dentro de um rio que passa pela comunidade de Barragem da Corsan a sete quilômetros de Erechim. Com a força no impacto o corpo do caminhoneiro foi arremessado para fora do automóvel, vindo a falecer no local.

No veículo também estava à esposa de Tártari, Rosângela Salete Patzhold Tártari (53), que foi resgatada pelo Grupo de Atendimento de Emergência do Corpo de Bombeiro e levada para o Hospital de Caridade. Segundo a assessoria da instituição, Rosângela passou por exames médicos e foi liberada na manhã de domingo (26). Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na Polícia Civil que abriu um inquérito para investigar o que teria as causas do acidente.  

A segunda morte registrada no trânsito foi do morador da Comunidade de Rio Toldo, Dirceu Sérgio Gozdziuk (40). Segundo a PRE, Dirceu estava de carona em um veículo Ford K que por volta das 20h saiu da pista e capotou no km 20 da rodovia. Com ferimentos graves, Gozdziuk, chegou a ser socorrido e levado pela ambulância da Prefeitura de Áurea para Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FSHT). Ele faleceu na manhã deste domingo (26). O motorista do veículo, também foi levado para o hospital e após receber os primeiros atendimentos médicos fugiu do local. Segundo os enfermeiros, ele apresentava visíveis sinais de embriagues.  

Durante o velório de Gozdziuk, que foi sepultado na manhã de ontem (27) na comunidade em que morava a vítima ,que era solteira e não tinha filhos, trabalhava de forma autônoma. Eles não souberam informar de onde ele estaria vindo ou quem era o condutor do veículo.

Daer

Em nota o Daer, informou que ERS-477 recebe serviços de conservação e manutenção por administração direta, da 13ª Superintendência Regional, com sede em Erechim, frequentemente, porém a rodovia não possui nenhum contrato de restauração vigente no momento. Segundo o Daer, está em tramitação o processo de licitação (sistema pregão eletrônico) para a contratação de empresa para a execução de serviços de sinalização, através de uma licitação já realizada. 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas