Na Semana Nacional do Meio Ambiente que segue até o dia 05 de junho, a reportagem do Jornal Bom Dia conversou com o comandante 1º Pelotão Ambiental de Erechim, tenente Tiago Merlin Bernieri, sobre os crimes ambientais que apresentam maiores ocorrências na região do Alto Uruguai.
Bernieri, explica que neste período de inverno o crime ambiental mais flagrado pelos polícias é a derrubadas de árvores nativas de forma ilegal. "Entre as árvores mais derrubadas nesta região está o pinheiro nativo. A justificativa quase sempre é que muitos produtores querem aumentar área agrícola e derrubam ", destaca.
O comandante ressalta que para a derrubada de árvores é necessária uma autorização especial, que pode ser liberada por três motivos, apenas. "Primeiro uma plantação, segundo seria o risco de cair sobre alguma casa ou pessoas e o terceiro a construção de um algum prédio público. Mas é importante lembrar que neste período de maio a junho é época em que as árvores dão frutos", explica.
Outro crime também flagrado seguidamente pelos policiais é o transporte ilegal de madeira. "Para transportar é necessário ter nota fiscal da carga, principalmente. Dependendo do crime ambiental em que a pessoa é flagrada ela pode responder a um processo com penas que vão da prisão até o pagamento de uma multa que pode chegar a R$ 5 mil por árvore cortada, por exemplo,", finaliza.
O efetivo que atende 24 municípios da região do Alto Uruguai é formado por seis soldados, três viaturas e dois barcos. O trabalho do Pelotão Ambiental segue com a contribuição da comunidade que pode auxiliar com através de denúncias no telefone 190 ou (54) 3519 - 9723.